sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Digam-me algo novo, pff!

Esta notícia (para mim seria notícia entre aspas) merece a minha atenção. Tenho mesmo de comentar isto! Tenho mesmo de cuspir para fora o que me está aqui entalado na garganta!
Venho, há coisa de 3 anos para cá, a dizer: ou isto leva uma grande volta ou então o SNS um dia morre.

Como é que é possível ninguém ver isto no últimos anos??! Como?! Escarrapachado este tempo todo e SÓ agora é que alguém se lembrou de vir a público afirmar que o SNS corre o risco de ser extinto. Quer me cá parecer que a coisa agora está mesma preta..! Este país só funciona assim. Na hora em que está mesmo a apertar é que se pretende implementar medidas para salvar tudo, ou parte, de um sistema, quando me parece lógico e óbvio que as medidas devem ser durante uma fase em que se percebe que o ritmo de gastos, aliado a uma situação socioeconómica, não vão permitir a manutenção do dito sistema nos moldes em que foi criado. Chamaria a isto reestruturar. (e, meus caros, reestruturar de forma inteligente!)

Mas a bom português, deixemos andar até estarmos aflitos até ao tutano.

E agora, já se vê nos bastidores que muito material não é pedido em tanta quantidade quanto era.
Os profissionais de saúde não existem no rácio ideal de forma a dar uma resposta rápida e eficaz. Nem tão pouco estão contentes com as condições de trabalho.
As queixas por parte dos utentes aumentam (pergunto-me quem é que lê estas reclamações e o que efectivamente acontece.. muito pouco ou nada!).
Vejo as acções de saúde junto da comunidade diminuirem assim como o empenho dos profissionais, enquanto em algumas zonas do país, as condições de vida baixam e levam com ela a Saúde de uma população.
Sejamos inteligentes: a saúde de cada um, faz a saúde de todos. E isto, é o SNS, o nosso SNS!


Tadinho do SNS, da melhor coisa que temos e tão mal estimadinho.
Resta-me esperar que a extinção não chegue mesmo a acontecer.
Porque se isso acontecer...

Sem comentários: