domingo, 2 de setembro de 2012

#1: Trabalhar no UK - Enfermagem (Registo NMC)

Como conseguir trabalho no Reino Unido como Enfermeira(o)?

Na verdade, é bastante fácil! Se não falharem nenhum papel nem nenhum pagamento em nenhuma fase do processo as coisas correm bastante rápido. E as ofertas são mais que muitas no Reino Unido! E conseguem fazer praticamente tudo através da internet.

Tal como em Portugal, primeiro que tudo é necessário estar registado na Ordem dos Enfermeiros.
No Reino Unido corresponde ao NMC (The Nursing and Midwifey Council), que também serve para quem queira ir para a Irlanda.
Nota: Aconselho a explorar o site na totalidade apesar de eu deixar aqui os links directos para o que precisam. Está tudo esclarecido no site, basta procurar.

Através do site do NMC fazem o pedido do vosso Application Form, que nada mais é dos papéis necessários para fazerem o vosso registo, o formulário oficial para preencher com os vossos dados.
Após fazerem o pedido iram receber por carta o formulário num máximo de 15 dias! (comigo foram 5 dias). Devem seleccionar "Adult nurse (RN1)".
Caso possuam uma especialização terão de seleccionar a que corresponde. No entanto, aconselho a que liguem para o NMC e exponham a situação porque ninguém irá garantir que a especialização feita em Portugal seja aceite no Reino Unido uma vez que a estrutura do ensino de enfermagem é diferente. Ao telefonarem ao NMC, evitam o formulário errado e toda a burocracia que implica de tradução de diplomas e certificados.
Caso o link anterior não funcione devem seguir: Registration; Joining the register; "you trained in the European Union or an EEA member state"; seleccionam o país (Portugal); Complete this online form.

Após receberem em casa o Application Form (traz um guia de preenchimento e envelope) deveram reunir uma série de documentos antes de enviarem o formulário preenchido. Estes são:
  • cópia certificada do passaporte
  • cópia certificada da certidão de nascimento internacional
  • cópia certificada e tradução certificada do registo criminal
  • cópia certificada e tradução certificada do diploma de Enfermagem (no caso dos recém-licenciados, certificado de conclusão de curso + recibo do pedido do diploma)  
  • cópia certificada e tradução certificada da ficha curricular 
  • cópia certificada e tradução certificada da «Declaração de Bom Carácter» da Ordem dos Enfermeiros.
  • No caso dos candidatos com experiência profissional, cópia certificada e tradução certificada da declaração de cada emprego.
O que significa que precisam de ter Passaporte e pedir a Certidão de Nascimento Internacional.
Importante: Se já têm experiência profissional comecem a pedir Cartas de Referência (se for logo em inglês poupam ter de traduzir) nos locais onde trabalharam porque ser-vos-ão pedidas mais tarde pelos empregadores ingleses.

Há ainda uma ida ao Médico para que vos possa assinar uma das secções do Application Form. Uma atenção aqui também, pois é necessário assinatura e vinheta do Médico em dois sítios diferentes!

Quando tiverem preenchido o Application Form e reunido todos os documentos necessários, podem enviar por correio para o NMC. Nesta altura vão perceber que o envelope que gentilmente eles vos enviaram não serve para tudo o que precisam enviar e por isso vão ter de comprar um envelope A4 para caber tudo!
Esperem uma semana para telefonarem para o NMC e perguntem se eles já receberam os vossos documentos. Se sim, façam logo o pagamento de 110£ para eles começarem a analisar os vossos papéis, se não pagarem eles não tocam nos papéis! (Nesta etapa, nunca recebi uma carta do NMC a dizer que tinham recebido os meus pápeis, por isso nunca fiquem à espera deles. Telefonem.)

E depois, teram de esperar dois meses no máximo para receberem a próxima carta a dar-vos as boas vindos ao NMC e a pedir o 2º pagamento (76£) que corresponde à vossa primeira quota (que é anual).
Após este pagamento e passado duas semanas recebem o, tão desejado e importante, PIN! Sem ele nunca poderam exercer enfermagem.

Caso tenham dúvidas no preenchimento do Application form tenho comigo em PDF um exemplo de como preencher.

Nota: todo este processo de registo será realizado exclusivamente por correio e nada por mails! Caso precisem de entrar em contacto com o NMC façam-no sempre por telefone (00442073339333).
Em nenhuma altura do processo somos contactados (seja telefone ou mail) por eles, por isso não adianta esperar ter notícias. Um conselho, é que sempre que enviarem alguma carta, esperem uma semana, semana e meia, para telefonar e confirmar que eles receberam e que está tudo em ordem. O NMC só comunica por cartas o que significa que sempre que colocam uma carta no correio só iremos saber a noticia passados 5 dias no mínimo.

Extremamente importante!! Registem o vosso PRN, que vem escrito no Application Form, ou no vosso CV, ou numa agenda, em qualquer lado e não percam! Este número só vem no form que vocês vão enviar de volta. Sempre que entrarem em contacto com o NMC eles vão-vos pedir (tal como, nome completo e data de nascimento, mas isto sabem de cor) porque é o PRN que vos identifica, o vosso processo e ao telefonarem tenham logo à mão o PRN.

65 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite colega. Encontro-me a preencher o pack para o NMC e estou com umas duvidas, seria possivel enviares o exemplo que mencionas em pdf para mim????

o meu mail é:
crisaraujo9@hotmail.com

obrigado

Ana disse...

Olá Colega,

Vou enviar o pdf.
Tem atenção que ao escrever é sempre com letras maiúsculas e com tinta preta.
Uma outra dúvida que eu possa tirar é só dizer!

E Boa sorte!

Anónimo disse...

Ola!! Estou também a preencher o formulário para o NMC e estou com muitas dúvidas!! Será que podes partilhar o exemplo que referes em pdf?? Obrigada
Beijo*

Ana disse...

Olá, claro que sim. Preciso só de um endereço para o enviar.

Anónimo disse...

Boa noite colega,
Encontro-me em fase de preenchimento do Application form e precisava do teu PDF para uma ajudinha extra! É possível?
pink_panther_736@hotmail.com

Obrigada!!

Ana disse...

Bom dia, claro que é possível.
Já enviei, alguma dúvida pergunte.
E boa sorte.

Anónimo disse...

Boa tarde...antes de mais obrigada pela ajuda que o colega aqui deixa. Será que me podia enviar o pdf? Estou também a tentar preencher o formulário para depois enviar.

Já agora é mesmo necessário enviar a ficha curricular? Vários sítios apenas falam do diploma do curso...

O email é patricia_mnd@hotmail.com.

Muito obrigada.

Diana disse...

Ola boa noite :)
Cara colega agradecia imenso se me pudesse enviar o pdf
Isto é de facto muito confuso
Netwanna@gmail.com

Mafalda Almeida disse...

Olá, também estou com algumas dúvidas no preenchimento da application pack, será que me podes enviar o pdf, o meu mail é maf_rib@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde :)

Será que me podias enviar o pdf, estou com algumas dúvidas no preenchimento da application pack.

O meu mail é maf_rib@hotmail.com

Cumprimentos Mafalda Almeida

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Bom dia colega

Será que me podia enviar o pdf, gostava de preencher o application pack correctamente ^^

Email: tsofiaem@gmail.com

Muito Obrigado desde já,

Cumprimentos

Telma Machado

Ana disse...

Olá,
Já enviei o documento.
Boa Sorte.

Anónimo disse...

Boa noite.

Em primeiro ligar quero felicitar o blog.

Se for possível, gostaria de obter o exemplo da application form em formato pdf.

Obrigado pela atenção.
Melhores cumprimentos,
Paulo Silva

Ana disse...

Olá Paulo,
Obrigada, preciso de um endereço para onde enviar o PDF.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Olá!
Obrigada pela atenção.

Se ainda for possível, gostaria de obter o exemplo da application pack.

paulo_silva6@hotmail.com

Cumprimentos,
Paulo Silva

Ana disse...

Não só possível como já enviei!
Boa Sorte

Unknown disse...

Olá.
Desde já agradeço a informação presente no blog. É de extrema utilidade.
Neste momento, pretendia saber se preenchi a Application Form correctamente antes de enviar para o NMC.
Assim, agradecia se me pudesse facultar o exemplo que tem em PDF.

march.zero1@gmail.com

Atentamente, Maria.




Ana disse...

Olá, Obrigada.
Vou enviar o documento por email.
Alguma dúvida é só dizer.
Boa Sorte

Anónimo disse...

Ola!

Tenho dificuldades em preencher o formulario para NMC.
Se for possivel,gostaria ter o exemplo em pdf.

Obrigada,

ditzu18@yahoo.com

Anónimo disse...


Boa tarde colega,

Seria possivel enviar o pdf para o meu mail para esclarecer algumas duvidas?
O mail é: ruteafonso3@gmail.com

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boa noite. Poderia me enviar, por favor, o modelo em pdf para me ajudar a preencher?

mail: ritasusano@hotmail.com

Best Regards,
Rita Suzano

MGalante disse...

Boa noite, colega

Antes de mais, muitíssimo obrigada por partilhar esta informação tão importante, encontro-me também em fase de preenchimento do formulário e agradecia uma ajudinha....será que me podia enviar o seu exempo em pdf? O meu email é enf.mgalante@gmail.com

Um obrigada desde já e muito sucesso :)

Ser Sofia disse...

Boas.

Podes-me enviar o teu pdf de exemplo pois também estou com algumas dúvidas???

email:anaclaud25@gmail.com

Cumprimentos e obrigada desde já!

Ana Monteiro

Ana disse...

Já seguiu por email!
Boa sorte!

Carlos Barbosa disse...

Boas,
podes enviar o teu pdf também para mim? estou com duvidas no preenchimento!
Obrigado
Carlos Barbosa
enf.barbosa.carlos@gmail.com

Diogo Sousa disse...

Ola, sera que me poderia enviar o PDF via email, tambem estou com duyvidas no preenchimento do Aplications PAck

Obrigado

diogosousa87@gmail.com

Anónimo disse...

Bom dia

Também estou na fase de preenchimento do Application form. Ainda é possível facultares o teu PDF?
ju_mor88@hotmail.com

Obrigada

Unknown disse...

Boa noite colega.

Estou em fase de preenchimento do application form e tambem estou com duvidas. Sera que me poderia enviar para o meu email o seu PDF para me ajudar. O meu email e filipa.ferreira.pereira@gmail.com.

Muito obrigada.

Anónimo disse...

Olá Será que me podias mandar o exemplo. O meu mail é tonimendonca@hotmail.com
Obrigado

Unknown disse...

Boa noite,

Estou a preencher o application form e estou com algumas duvidas. Sera que me poderia enviar para o meu email o seu PDF. O meu email e anafilipa3@gmail.com

Muito obrigada.

Ana Rodrigues

Anónimo disse...

Boa noite colega.

Estou em fase de preenchimento do application form e tambem estou com duvidas. Sera que me poderia enviar para o meu email o seu PDF para me ajudar. O meu email e telmacatarina.fernandes@gmail.com

Muito Obrigada
Telma Fernandes

Joana Costa disse...

Bom dia

Gostaria de saber se me pode enviar o pdf com as informações de preenchimento do application form. O meu e-mail é: joanafmc@gmail.com

Desde já muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
Joana Costa

Bruna disse...

Boa noite

PARABÉNS pelo blog,

tenho dúvidas também,

pode enviar o documento para brunaluanacavalcante@gmail.com ?

Obrigada,sucesso.

Anónimo disse...

Boa tarde colega, também eu estou com algumas dúvidas em relação ao preenchimento do application form. Se fosse possível enviar o exemplo em PDF para o seguinte e-mail : alicefpinto12@gmail.com, ficaria agradecida.

Os melhores cumprimentos, Alice Pinto.

Anónimo disse...

Boa tarde,
Estou de momento a preencher o application form e tenho algumas duvidas será que me pode enviar o pdf? o meu email é neuza.c.pinheiro@gmail.com.

obrigada

Unknown disse...

Boa tarde colega, seria possível enviar o exemplo em pdf para mim também? deixo o meu e-mail: alicefpinto12@gmail.com.

Cumprimentos, Alice Pinto

Unknown disse...

Boa tarde colega, também eu estou com algumas dúvidas em relação ao preenchimento do application form.
Se fosse possível enviar o exemplo em PDF para o seguinte e-mail : lilicancela.c@gmail.com, ficaria muito agradecida.

Os melhores cumprimentos, Liliana Carvalho

Maya disse...

Bom dia

Estou neste momento a preencher a application form. Tenho algumas duvidas de como fazer.
Se fosse possivel enviar o exemplo em PDF para o seguinte email: ceciliaedite@hotmail.com, ficaria muito agradecida.

Os meus cumprimentos Cecilia Sousa

Ângela Rodrigues disse...

Boa Tarde!

Estou a preencher o application pack e tenho muitas duvidas no preenchimento do mesmo.. Seria possivel enviar-me o PDF? O mail é: angela.mmr88@gmail.com

Obrigada
Cumprimentos
Ângela Rodrigues

Unknown disse...

Boa tarde colega obrigado pela informação disponibilizada no site é muito útil, eu estou com algumas duvidas no preenchimento do aplication form será que pode enviar o pdf que falou? o meu email e bruno.rodrigues.251988@gmail.com
Cumprimentos
Bruno Rodrigues

Unknown disse...

Boa noite!

Estou a preencher a application form. e deparei-me com algumas duvidas.
Se fosse possivel enviar o exemplo em PDF para o seguinte email: daniela.martins-@hotmail.com, agradecia imenso! :)

Com os melhores cumprimentos
Daniela Martins

Susana Casas Novas disse...

Olá boa tarde!
Também tenho dúvidas no preenchimento. Se fosse possivel enviar o exemplo em PDF para o seguinte email: susana18cn@hotmail.com.

Muito Obrigada.
Susana Casas Novas

Anónimo disse...

Boa tarde colega,

Obrigado pela informação disponivel. Estou com algumas duvidas no preenchimento do aplication form será que podes enviar o pdf?

O meu email é catiacroliveira@gmail.com
Obrigada

Cátia Oliveira

Anónimo disse...

Bom dia!
Obrigado pela informação disponibilizada. Estou com algumas duvidas no preenchimento do aplication form. Se fosse possível enviar o exemplo referido em PDF para o seguinte email : danielaa_nb@hotmail.com
Muito Obrigada
Com os melhores cumprimentos
Daniela Bogalho

Anónimo disse...

Olá. Obrigado por este blog de esclarecimento. Pode enviar-me o documento em PDF de que falou pff? O email é enf.catiacunha@gmail.com
Obrigado.

Anónimo disse...

boa tarde
pode enviar-me o pdf se faz favor?
o meu mail é goncaloantunes69@gmail.com

Obrigado

Ana Barbosa disse...

Ola.
Agredeço muito o esclarecimento prestado, mas encontro-me com algumas duvidas no preenchimento do application form seria possível enviar o pdf de que fala pf?
O meu email é anarcbarbosa@gmail.com
Obrigado!

Raquel disse...

Bom dia

Se possível agradecia que me enviasse o pdf. Tenho imensas dúvidas.

Muito obrigado

rakel_carvalho_18@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde!
Também tenho algumas dúvidas relativamente ao preenchimento do aplication form...se pudesse enviar o documento em pdf para: catiavan@gmail.com, agradecia.
Cumprimentos,
Cátia Mota

Unknown disse...

ola boa noite.
estou a preencher o formulario e estou com duvidas. se me pudesse enviar o pdf agradecia.
email : delfinaesep@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá gostei mto deste texto, mas não entendo o que é: cópia certificada e tradução certificada da ficha curricular nunca tinha ouvido falar nesse documento.
Agradecia se me pudesse também enviar o pdf para: vplg_123@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa noite, pode-me enviar o pdf, por favor?

Obrigada:

anusca_nitinha@hotmail.com

Diana Costa disse...

Boa noite!

Seria possível me enviar também o PDF? Vai seguramente dar jeito :)

O email é: dianac.costa@hotmail.com

Obrigada!

Diana

Soraia disse...

Boa noite, sou a Soraia e encontro-me com alguma duvidas relativamente ai preenchimento do NMC application form.
Seria possível me enviar o PDF que fala neste post?

E-mai: soraia.couceiro@gmail.com

Muito obrigada,

Soraia Couceiro

Anónimo disse...

Boa tarde colega, também eu estou com algumas dúvidas em relação ao preenchimento do application form. Se fosse possível enviar o exemplo em PDF para o seguinte e-mail ?
Seria uma ajuda precisosa !!! carlapaixao_7@hotmail.com, ficaria extremamente agradecida.

Os melhores cumprimentos.
Carla Paixão

Anónimo disse...

Boa noite,
Estou com algumas dificuldades em preencher os documentos. Sera que me pode enviar o seu pdf?
Obrigada.
veracostapaiva@gmail.com

Tiago Madeira disse...

Olá, boa tarde.
Obrigado pelas dicas.
Podes enviar o pdf por favor.
Obrigado.


tiagoramosmadeira@gmail.com

Mónica Ribeiro disse...

Olá colega. Poderia enviar-me por mail o documento em pdf para facilitar o preenchimento do meu.
macedo.monica@gmail.com

Obrigada

Unknown disse...

Olá colega, mto obrigado pelo post, podia enviar-me o pdf de exemplo por favor?
afdpecas@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde! :)
Gostaria de saber se me pode enviar o exemplo PDF de preenchimento de modo a esclarecer algumas dúvidas.
Muito obrigada.

Cumprimentos,

Joana.

Joana_mmf@hotmail.com

M. disse...

Bom dia,

Agradecia se fosse possível o envio.
margarida.antonio@gmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde!
Ajuda imenso consultar assim um blogue! Será q me pode enviar o documento em PDF para esclarecer as minhas dúvidas? Muito obrigada
diana.telesmartins@gmail.com

Unknown disse...

Colega, no formulário online existe a opção adult nurse(RN1) e adult nurse(RN2), sabe qual a diferença?

Ana disse...

Sei sim Rita, a diferença está no grau académico. Nós portugueses somos RN1 por ser Licenciatura, RN2 é o bacharelato já que ainda existem países onde o curso é de 3 anos e de conteudo mais teorico, como é o caso de Inglaterra. Embora estejam a caminhar para os 4 anos, havendo essa opção já nas Universidades.