sexta-feira, 29 de março de 2013

Racismo / Discriminação / Xenofobia ..

Foi assim que acabou a noite ontem. Pior do que as pessoas serem más, é serem sem razão e em pleno Séc. XXI.
E estava eu longe de pensar que ia sentir na pele algo assim..

Eu, que se tivesse uma destas posições começaria por ter problemas com a minha própria família.
Eu, que prefiro deixar os meus e dar a outra cultura, seja aqui ou na China.
Prefiro porque no fim do dia sei que também irei ganhar algo.
Mas isto foi demais.. e olhando para algumas décadas atrás, ontem até tive foi sorte.

racismo 
s. m.
Sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre os outros, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria (racismo anti-semita. dos .nazis).

discriminação
(latim discriminatio, -onis, separação)  
s. f.

1. Acto. ou efeito de discriminar (ex.: o exercício envolve discriminação visual). = DISTINÇÃO

2. Acto. de colocar algo ou alguém de parte.
3. Tratamento desigual ou injusto dado a uma pessoa ou grupo, com base em preconceitos de alguma ordem, nomeadamente .sexual, religioso, étnico, etc.

Confrontar: descriminação.

xenofobia
      (xeno- + -fobia)   

s. f.
Aversão aos estrangeiros ou ao que vem do estrangeiro, ao que é estranho ou menos comum. = XENOFOBISMO